Acerca do Compadre Jodé


Acercado Compadre Jodé

Barrete de orelhas de lã, óculos com sobrancelhas salientes, bigode, camisa, colete, gravata, calças com cinto de “espadana” e botas de vilão, eis os adereços mais usados por Compadre Jodé que não dispensa a sua foice ao ombro.

Compadre Jodé


Compadre Jodé retrata uma personagem típica madeirense, que tem como profissão agricultor. Vive no mundo rural, sendo natural do norte da Madeira (Santana). Fala e preserva o sotaque típico daquela zona, utilizando muitos regionalismos e calão madeirense aliando a isso o seu humor característico. Fazendo uso disso, tem se destacado por diversas participações, nomeadamente:

“Julgamento/Sentença dos Compadres” – inserido na Festa dos Compadres, em Santana (evento que marca a abertura da quadra carnavalesca na Madeira, uma tradição com mais de 50 anos ). Jodé e outros Compadres são julgados na praça pública, onde a sátira e o humor predominam.

TV – 2010/2011 na RTP Madeira “Atlântida” (programa quinzenal e que era também transmitido pela RTP Açores e RTP Internacional) cuja apresentação estava a cargo de Duarte Rebolo e ainda o programa “Madeira Viva” (programa semanal, à sexta-feira) com apresentação de Sofia Relva e Xana Abreu .

Rádio – Rádio Santana FM, programa “Da boca P’ra Fora” que esteve no “AR” na Santana FM desde Junho/2003 até Dezembro de 2003. Era um programa semanal (transmissão ao Domingo pelas 12h e reposição à 2ª feira), de uma hora de entretenimento. Para além de boa música, contava com muitas “berdades” saídas da boca p’ra fora do “compadre Jodé que era entrevistado durante o programa pelo DJ Damas.

Antena 3 Madeira, no programa “As manhãs da 3” durante 2 anos e 5 meses (entre 2006/ 2009) – musica e entretinimento, com a analise humorística da actualidade, numa conversa sempre animada que Jodé mantinha ao longo de quase uma hora onde “contracenou” com os seguintes locutores: Ricardo Campos, Nuno Morna, Zé Manuel Ferreira, Noemia Gonçalves, Carlos Pestana, Pedro Afonseca, Marta Machado, Romano Faria e Valentina Jesus.

Em 2012 teve a sua 1ª internacionalização, com uma viagem em Maio a Inglaterra e em Novembro à Africa do Sul.
A nível nacional marcou presença num evento da Casa da Madeira em Coimbra no ano de 2014.

As Festas e Arraiais tradicionais na Madeira, é por onde Compadre Jodé tem participado assiduamente, destacando-se o famoso Arraial de São Vicente (4 participações), Santana, Ponta do Sol, Porto Moniz, Seixal, Boaventura, Ponta do Pargo, etc).

Animação/apresentação de festas particulares e eventos (casamentos, baptizados, aniversários, jantares de grupo, etc) são dos serviços mais solicitados.

Gravação de spot’s publicitários para a comunicação social e redes sociais (diversas festas/eventos, de particulares ou instituições publicas (C.S. Marítimo em 2013)